Entre os dias 12 e 14 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Aparecida, sediou o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação. Cerca de 900 pasconeiros, como são chamados, de diversas regiões do país estiveram reunidos para falar sobre a comunicação e atuação nas paróquias. O tema principal do evento foi: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
A jovem Larissa Pinheiro, da Arquidiocese de Niterói – RJ, esteve no evento e conversou com nosso time para falar sobre sua experiência. Confira:
Conexão: Olá, Larissa! Agradecemos pela entrevista. Se apresente para nossa juventude.
Larissa: Oi, pessoal! É uma honra falar com vocês! Meu nome é Larissa, tenho 27 anos, sou mineira, mas moro em Niterói há dois anos e meio. Faço parte da Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí.
Conexão: Conte um pouco sobre sua atuação na Pascom da sua comunidade.
Larissa: A PASCOM é uma das maiores paixões da minha vida, depois de Jesus, claro! Através do trabalho e do servir, busco minha santificação. Foi ao entrar para a PASCOM que percebi que meus santos de devoção, São José e São Josemaria Escrivá, destacam a santificação pelo trabalho. Como relações públicas e profissional de marketing, comecei servindo minha paróquia com fotografia e planejamento de eventos. Hoje, sou vice-coordenadora da PASCOM na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, e coordenadora da PASCOM do Vicariato de Niterói.
Conexão: Foi a sua primeira vez no Encontro Nacional da Pascom? Como foi a experiência?
Larissa: Sim, foi minha primeira vez! Aliás, 90% dos participantes também participaram do encontro pela primeira vez. Foi uma experiência incrível e marcante! Meu bloquinho de notas foi meu companheiro fiel para registrar os conteúdos ricos e profundos que foram compartilhados. Conectar-me mais com os pasconeiros da Arquidiocese de Niterói e conhecer novas pessoas de outras arquidioceses foi maravilhoso. Foram dias intensos, mas cada segundo valeu a pena. Agora, é hora de aplicar todo o aprendizado em nossas paróquias!
Conexão: O que você acha de encontros como esse que promovem a troca entre os pasconeiros?
Larissa: Eu adoro e acho extremamente necessário. O Papa fala muito sobre a comunicação que constrói pontes e gera a cultura do encontro, e isso fortalece nossa comunhão. Essa comunhão é essencial para nossa caminhada de fé e pastoral, que muitas vezes não é fácil. Encontrar pessoas que compartilham o mesmo propósito e criar novos laços é fundamental para nossa missão.
Conexão: Qual foi o maior aprendizado que você absorveu nesses 3 dias?
Larissa: Aprendi muito sobre técnicas, redes sociais e o mundo digital que tem ganhado espaço em nossas vidas. Porém, o que mais me marcou foi a importância de nossa espiritualidade como comunicadores católicos. Criar conteúdos vazios não faz sentido. Precisamos alimentar nossa espiritualidade, nos comunicamos a partir de nossa experiência pessoal com Cristo. Somos comunicadores da Esperança, e a Esperança é Cristo Ressuscitado.
Conexão: Qual o recado que você deixa para os pasconeiros do Brasil?
Larissa: Temos uma missão muito importante e séria: comunicar Jesus, o Reino e a Igreja. A PASCOM é feita de corações apaixonados, de pessoas que se dedicam por inteiro. Nosso compromisso é com o evangelho e a verdade. Nunca deixemos de buscar essa verdade e nos encher diariamente, de ter uma experiência pessoal com Cristo. Nunca deixemos de buscar formação técnica, de nos conectar com outros pasconeiros e com nossa comunidade. Nunca deixemos de criar conteúdos que anunciem a cruz e o amor de Cristo. Isso norteia todo o nosso trabalho e servir na Pastoral da Comunicação. E sirvamos sempre juntos e unidos, com proximidade, compaixão e ternura.
Como é bom ouvir exemplos do serviço para Deus, né juventude?!
Agradecemos a Larissa, minha querida Xará, pela participação e por compartilhar sua experiência.
Até mais!
Paz e Bem!
Larissa Rodrigues