O cajado

“Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura” (Mc 6, 8).

Neste final de semana, o Evangelho de Jesus Cristo nos indica o modo como devemos ir pelo mundo. Jesus recomenda que não levemos nada, pois a urgência do anúncio do Evangelho faz com que partamos logo. Exemplo: quando recebemos uma boa notícia rapidamente queremos partilhá-la com alguém, fazendo com que não nos preocupemos sobre o modo como estamos vestidos ou não. Porém, Jesus disse para não levarmos nada, exceto uma coisa: um cajado. Por que tal recomendação?

O cajado tem duas funções principais. A mais conhecida função dele é ser um suporte, um apoio que usamos para atravessar um terreno íngreme ou dificultoso. De modo espiritual, o cajado é a eucaristia que nos estimula a ter forças espirituais para continuar a caminhada, sem a eucaristia, o nosso cajado espiritual, facilmente escorregamos e caímos. A segunda função do cajado é de espantar para bem longe os animais, galhos, pedras que estão atrapalhando o nosso caminho. Tal função secundária é de extrema necessidade, pois o cajado tira do caminho tudo aquilo que está me impedindo de continuar a caminhada. No sentido espiritual a segunda função do cajado está ligada a nossa vida de oração. O ditado popular: “quanto mais eu rezo mais assombração aparece”, está equivocada. Quanto mais eu rezo, mais forte eu estou para afastar de mim tudo aquilo que é danoso em minha vida. Quanto mais a minha vida está ligada à Igreja e a Cristo, mais afastada ficam as pedras que querem me desviar do caminho.

Por isso a recomendação que Nosso Senhor Jesus Cristo faz é de se levar o cajado, tanto para auxiliar no caminho quanto para retirar tudo aquilo que é danoso que atrapalha o nosso caminhar. Portanto, irmãos, tomemos o cajado e façamos como profeta Elias quando queria desistir do caminhar Deus disse a ele: “Eu sou teu alimento verdadeiro, te faço caminhar, vale monte atravessar: levanta-te, come e anda” Paz e Bem! 


Frei Jhones

Deixe uma resposta