“De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos?” (Mc 6, 2)
No Evangelho deste final de semana, muitos ficam admirados das maravilhas que Nosso Senhor Jesus Cristo é capaz de realizar. Essas três perguntas revelam, afinal, a tríplice missão de Jesus: governar, ensinar e santificar. Quando perguntado sobre: “De onde recebeu ele tudo isso?”, ou seja, Jesus veio estabelecer a ordem sobre o mundo. Ele recebeu esse poder de seu próprio Pai. Adão e Eva, devido ao pecado, fizeram com que o mundo entrasse em desordem. Com isso, o mundo precisa estabelecer a ordem, tirar o governo da morte para entrar no governo do céu.
Quem estabeleceu isso foi nosso Senhor Jesus Cristo. A ele foi confiado o governo do mundo e a autoridade sobre as coisas. A segunda pergunta: “Como conseguiu tanta sabedoria?”. A sabedoria de Cristo é a sua maneira de ensinar as divinas por meio de parábolas. Jesus Cristo ao contar parábolas está realizando a sua segunda missão: ensinar aos homens o caminho para voltar aos céus. Por fim, a última pergunta: “E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos?” revela a terceira missão de Jesus Cristo: santificar as coisas, de transformar aquilo que estava “velho” em “novo”. O poder santificador é a causa dos milagres que Jesus operava.
Com isso, a tríplice missão de Cristo é realizada em sua vida terrena e continuada por meio da Igreja. Até hoje, a Igreja exerce esse tríplice poder de Cristo de: governar, ensinar e santificar. Tal feito é realizado por meio dos sacerdotes. A finalidade da Igreja é gerar almas santas para o céu. Para tal Cristo deixou a ela essa missão, começando por Pedro conforme ouvimos no Evangelho da semana passada: “Tu és Pedro e sobre ti edifico a minha Igreja”. Ao edificar sobre Pedro a Igreja, confiou a ela então a continuidade da missão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Paz e Bem!
Frei Jhones