No ano que comemoramos 800 anos que nosso pai São Francisco criou o presépio em Greccio, somos mais uma vez convidados a olhar para este momento, onde Cristo veio ao mundo por amor, assumindo a nossa condição humana para trazer a nós a salvação.Ao olhar o presépio pronto como havia pedido a seu amigo João, Francisco se encantou ao poder enxergar com os próprios olhos como Jesus nasceu. E a alegria de celebrar o natal transformou Greccio em uma nova Belém, e o mundo tornou uma tradição montar nas casas um presépio.
Mas depois de tanto tempo, o presépio virou em muitas casas, apenas um objeto de decoração, que colocamos na sala, ou as vezes, até esquecemos que o temos lá no fundo de algum armário. A transformação do Natal em uma data comercial nos faz esquecer do menino que nasceu de Maria.
Jesus ainda procura um lugar para nascer; e, para Ele, não há lugar melhor que o nosso coração.
E como anda a nossa vida para receber tão maravilhoso presente?
Sabemos que não dá para receber uma criança de qualquer jeito: quem já teve ou tem um bebê em casa, sabe que é preciso cuidar dos detalhes para a chegada de uma nova vida.
Assim também é para receber Jesus menino, só que, mais e além das coisas materiais, é a nossa alma que precisamos arrumar para recebê-lo.
Observar o presépio é também enxergar o que falta em nós para a chegada de Jesus. Olhando Maria e José naquele lugar humilde, rodeado de animais, percebemos que no final das contas, o essencial é simples, e para vivê-lo é necessário ter um coração humilde e livre das amarras deste mundo.
Que este Natal possa começar desde já, com a nossa disposição de fazer um lugar para este lindo menino em nossa vida. E que na noite cheia de luz e alegria que vamos viver, seja a noite mais bonita de todas: aquela em que de verdade, deixamos Deus Menino conosco viver.
Deus abençoe você!
Feliz e santo Natal !
Ana Karenina