“Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa”
(Lc 19)
No Evangelho deste fim de semana, temos a passagem de Zaqueu, que por ser de baixa estatura sobe em uma árvore para ver Jesus. Sabemos que os autores sagrados ao escreverem a Sagrada Escritura, queriam trazer alguns símbolos e significados para melhor expressarem a suas ideias. Deste modo, ao olharmos para essa passagem da vida de Jesus percebemos algumas coisas:
Primeiro, Zaqueu era um cobrador de impostos, ou seja, um pecador! Cobrador de imposto é sinal de pecador. Ele então quer ver Jesus! Percebe que apesar da sua miséria é um necessitado de Deus. Ele é pequeno. Todos nós, diante de Deus, nos tornamos pequenos. Ser pequeno é ser humilde, ser o último, como diz Jesus. Em outra passagem, Jesus ainda vai dizer que é dos pequenos o reino do céu. Também nos é alertado que precisamos passar pela porta estreita, ou seja, precisamos nos apequenar para entrarmos por essa porta. Com isso, ele sobe em uma árvore para ver Jesus! Qual o sentido de se subir em uma árvore?
É que necessitamos de algo para ver Jesus, precisamos sair do solo, do mundo para ver Jesus. E qual é a árvore? A Igreja e seus Sacramentos! Quando saltamos do mundo somos abraçados pela árvore da vida que é a Igreja. Por isso, Zaqueu ao subir na árvore, consegue ver Jesus, pois é na Igreja que vemos o Cristo todo – na eucaristia. Após ver o Senhor, Jesus diz que precisa ficar na casa de Zaqueu, ou seja, Jesus quer se hospedar no coração de Zaqueu. O Senhor quer fazer morada em nós, deseja estar em nosso coração! O sentido dessa passagem é que nós façamos de tudo para ver Jesus, pois aquele que vê é salvo por Ele.
Francisco viu Cristo na célebre passagem do encontro dele com a Cruz de São Damião. Tal passagem da vida de Francisco o salvou. De igual forma, salvou Zaqueu. De igual forma, salva a cada um de nós que se deixa encontrar por Ele.
Frei Jhones