A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil está presente em cinco estados: Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, mas para estreitar os laços entre as pessoas mesmo com a distância geográfica, a instituição tem utilizado de algo muito poderoso: as novas mídias. Conversamos com o Frei Augusto Luiz Gabriel, que atua diretamente com setor de comunicação da província para saber tudo o que acontece dentro desse setor na província. Confira a entrevista completa com o frade:
Conexão Fraterna: Como você começou nessa área?
Sempre gostei de comunicação, fotografia, audiovisual e, especialmente, de tecnologia. Porém, foi a partir do pós-noviciado que comecei propriamente a trabalhar com estes meios. E desde então não parei mais, acho até que é um pouco viciante! Quando eu estudava Filosofia fiquei responsável pelo gerenciamento da comunicação de forma geral da Fraternidade do Convento São Boaventura em Campo Largo (PR), e desde então, estou envolvido com estes meios, o que me deixa feliz e muito realizado. Estou sempre na busca de aprender e de me aperfeiçoar, acho que nunca estamos prontos e sempre que tenho um tempinho busco cursos, aulas e palestras sobre o tema.
Quais eram as suas funções dentro da Comunicação?
Após os estudos de Filosofia, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, prevê que o frade realize uma experiência missionária evangelizadora dentro das cinco Frentes de Evangelização da Instituição. E por que não na comunicação? Com a graça de Deus, fiz o pedido e tive o privilégio de acompanhar a missão evangelizadora da Frente da Comunicação. Os trabalhos que desempenhava (e alguns continuo até hoje a realizar) são na produção audiovisual para a TvFranciscanos (séries especiais e entrevistas), um programa de Rádio (Sala Franciscana), gerenciamento das mídias sociais, atualizações do site da Província (franciscanos.org.br) e também dos sites das fraternidades, produção de folders, revistas e boletins informativos. Além, é claro, da cobertura de eventos com fotografias, textos e vídeos.
Quando e como vocês perceberam que deviam usar as novas mídias para se comunicar com os membros da Província?
A Província é muito grande, abrange cinco estados e possui os mais diferentes meios de evangelização, por isso nossos meios de comunicação precisaram ser aprimorados, pensados e desenvolvidos de acordo com as necessidades dos novos tempos. A presença no mundo da Comunicação sempre preocupou nossa Província, como parte integrante de seus programas pastorais, mas sempre em função de escola de evangelização. Em relação ao avanço tecnológico dos meios de comunicação, um passo importante foi a criação do site da Província, sob o domínio www.franciscanos.org.br, em 1999. Essa iniciativa que foi se aprimorando no sentido profissional e hoje é uma referência em termos de espiritualidade e conteúdo franciscano, ele é um verdadeiro portal de franciscanismo. Para isso, a Província mantém três colaboradores profissionais além dos frades que acompanham e coordenam os trabalhos.
Isso mudou algo na relação que a Província tem com as pessoas que frequentam os eventos da província e suas paróquias?
Com certeza. O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, já deu uma ideia: “Desde quando se tornou possível dispor da internet, a Igreja tem sempre procurado que o seu uso sirva o encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”. Desde que começamos a utilizar as mídias para divulgar e promover os eventos, o número de participantes têm aumentado cada vez mais. Atualmente, nossos seguidores utilizam as mídias para tirar dúvidas, saber datas e informações em geral. Os folders são importantes, mas percebemos que os meios de comunicação promovem e ampliam muito mais a abrangência do público.
Quais são as principais frentes de comunicação da Província?
A Província trabalha em cinco Frentes de Evangelização: Frente das Paróquias, Santuários e Centro de Acolhimento, Frente da Educação, Frente da Solidariedade para com os Empobrecidos, Frente das Missões e Frente da Comunicação. Assim, a frete de comunicação passa por todas as frentes. A presença no mundo da comunicação não implica apenas o uso dos meios, mas também o esforço de viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo neste novo ambiente. Compreender a transformação trazida pela tecnologia no processo da comunicação é um elemento indispensável para a gente compreender a sociedade e os seres humanos.
Como funciona o planejamento do uso das redes?
Em primeiro lugar, não fazemos um planejamento estratégico para atingir um determinado público, porque não somos uma empresa que usa este marketing. Somos uma instituição religiosa, com mais de 800 anos, que foi fundada por São Francisco de Assis, e que deixou uma das maiores Ordens religiosas no mundo. Os franciscanos têm como missão divulgar o Evangelho de Jesus Cristo, para isso é uma Ordem religiosa essencialmente missionária. Os frades, assim como os discípulos de Jesus, saíam dois a dois para fazer esse apostolado.
Existe uma equipe especializada?
Sim, existem várias equipes nos setores e departamentos da Província. Por exemplo, na Sede Provincial em São Paulo (SP), na Editora Vozes em Petrópolis (RJ) e suas filiais, na Universidade de Curitiba (PR) e Bragança Paulista (SP), nos Colégios e nas Paróquias presentes na maior parte do território da Província. Todos esses profissionais se encontram uma vez por ano em um Encontro Provincial, mas mensalmente fazem um dia de formação via videoconferência. Além disso, a Província, através de suas Paróquias, têm várias emissoras de rádio nos cinco estados em que está presente. A Província também investe muito na manutenção dos equipamentos, dos canais e também na formação das equipes.
Como você concilia as atividades de comunicadores e as atividades religiosas?
Grande parte do trabalho é feito por leigos, principalmente no setor técnico. Os frades fazem a coordenação e a evangelização e conciliam suas agendas com os compromissos que a Frente exige. Muitas vezes, os frades fazem as duas coisas. Partem para uma missão, e ao mesmo tempo realizam a cobertura dos trabalhos que estão sendo realizados naquele local. Isso torna ainda mais desafiador uma comunicação rápida, imediata e de qualidade. Mas graças a Deus, estamos conseguindo.
A forma de se comunicar realmente vem mudando na Igreja? Como você enxerga isso?
Historicamente, a Ordem Franciscana se destacou por conseguir encontrar caminhos alternativos quando os velhos métodos evangelizadores pareciam enfraquecer ou fracassar. Hoje em dia, é quase um consenso que a revolução que se espera em relação à vida e à missão da Igreja passa pelo viés da comunicação, especialmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos que têm diminuído distâncias, quebrando fronteiras, invertido a ordem social e operado uma verdadeira reviravolta no seio da humanidade.
Há planos para o futuro?
A comunicação popular e participativa deve ser o “fermento na massa” de nossa prática enquanto Fraternidade evangelizadora. Sem negar a influência do que uma vez se convencionou a chamar de mass media, precisamos também romper com a tentação da megalomania para apostar na força do que é discreto, pobre, despojado, alternativo. Na direção deste modo comunicativo, talvez a nova ambiência gerada pela internet e pelas mídias sociais possa ser um lugar propício para esta presença efetiva.
E aí, gostaram da entrevista com o Frei Augusto?
Então continue acompanhando o Conexão Fraterna, porque vocês vão vê-lo muito por aqui. Frei Augusto agora faz parte da nossa equipe e vai coordenar o nosso novo projeto, um mini podcast em parceria com o programa Manhã Franciscana. Além disso, essa entrevista é uma das matérias da nossa revista digital. Para ter acesso a esta entrevista na íntegra e também a outras matérias especiais, é só fazer o download gratuito!
E você pode saber mais sobre o Frei Augusto e toda a nossa equipe aqui.