Para bem começarmos este ano novo, nada melhor como uma calorosa saudação de boas vindas a 2021! Um ano tão esperado por todos, o qual esperamos a vacina da Covid-19, o fim do distanciamento social, a retomada das pastorais, encontros, trabalhos, educação, eventos e do tão esperado abraço afetuoso naquele amigo ou na vovó que faz tempo que não vemos.
Sabíamos que não haveria uma mudança significativa entre os dias 31/12 para 01/01/21, mas algo nos dizia que poderia haver uma “chave” que ao virar do ano, as coisas poderiam começar a melhorar. Isso se chama esperança e é muito importante para o ser humano pensar em novas oportunidades de recomeçar, iniciar novos ciclos ou simplesmente retomar a vida.
Aqui no Conexão Fraterna também temos novidades. Em 2021 a coluna “Diálogo Fraternos” ganha uma nova roupagem, incluindo um novo nome. Por isso, seja bem-vindo ao espaço do “Conexão Convida”. Teremos sempre no início de cada texto o “Stalkeando”, que revelará o perfil do convidado do mês. E, a partir deste perfil, serão discorridas as perguntas relacionadas com o tema. É claro que a equipe do Conexão Fraterna tá sempre “espionando” tudo o que acontece por aí. Por isso, fique ligado, você pode estar no próximo “Stalkeado” 😉
Bora lá conhecer (finge que não me conhece, ok)?
Nome: Mariana Rogoski
Idade: Ah.. essa não falo não!
Profissão: Coordenadora de Projeto Marista
Instagram: @mari.rogoski
Música preferida: Doce é sentir
Filme ou série: Dark (dentre tantos é difícil escolher um só)
Livro: Inferno de Dante – Dan Brown (lendo agora e adoro o autor)
Pensamento inspirador: “A cabeça pensa a partir de onde nossos pés pisam” (Frei Betto).
Personalidade inspiradora: Papa Francisco
Relação com o tema: esse mês, em especial, falarei sobre um olhar que tenho sempre: esperança, coragem, ânimo e motivação!
Esperançar passou a ser um verbo conhecido através do grande pedagogo do Brasil, Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir!”. Um ano novo começa e com ele a oportunidade de esperançar!
Você já parou para pensar que talvez seria um fardo se não houvesse essa renovação anual? Ou qualquer outra renovação em sua vida? E aqui não me refiro a rotina, quero falar sobre a novas possibilidades de sonho e realização, de ânimo para lutar pelo que você quer. Quem sabe esse não é o ano para você começar aquela faculdade tão sonhada? Ou conquistar aquele emprego que você tanto espera? Ou melhor, se esse não é o ano da sua família se amar ainda mais?
Me considero uma pessoa esperançosa, movida a metas pessoais que se renovam a cada ano num caderno que tenho guardado. É como se fosse um diário anual. Me faz ver quem eu era no ano anterior, se meus desejos foram realizados ou não. Me faz olhar se preciso alinhar a rota do meu interior. Me faz conversar comigo mesma e com Deus, aprender a escutar os planos Dele em minha vida. Se um dia tiver a oportunidade, faça isso também. Acredito que esse movimento seja acreditar na possibilidade do novo em nossa vida.
Entregar essa renovação nas mãos de Deus é a oportunidade de afirmar nossa fé cristã. Cristo se rendeu a uma cruz e em sua ressurreição nos deu nova vida. Quer uma melhor atitude de oportunidade para o novo? E como você vai usar essa nova vida?
Se você ainda não pensou nisso tudo, vale uma reflexão sobre o esperançar de Paulo Freire: levanta dessa tristeza e vai construir os planos de Deus em sua vida, aquilo que você sonha junto com Ele!
No próximo mês teremos entrevistas falando sobre temas relacionados com a sua vida. Quem sabe você não é o próximo? Aproveite e conte para nós o que achou da nossa nova coluna.
Entre em contato pelas redes sociais do Conexão Fraterna!
Foto de destaque: Diogo Rossoni | MFJ Xaxim (SC), 2020.
Esta coluna foi produzida por Mariana Rogoski e editada por Frei Augusto Luiz Gabriel.