No último fim de semana, realizamos aqui no Rio o 3º Alverne RJ x ES. Vivemos 2019, 2023 e 2025! Quanta coisa, quanta história e quanto franciscanismo. Foi uma edição especial: a última. A última etapa.
Me lembro da edição de 2019: eu não sabia o que era Alverne, não conhecia o sítio do SEFRAS, não tinha tantos amigos na Província, mas tinha o fervor da MFJ Rio e a alegria de ouvir do Frei Diego: “Um encontro feito por vocês e para vocês. Aqui, todo mundo é responsável por todo mundo.”
O tema: o caminho. Nossa! Frei Vitório, com MAESTRIA, fez dois dias de formação se tornarem um verdadeiro percurso para buscar ainda mais conhecimento franciscano. A partir dali, o sítio do SEFRAS se tornou o meu lugar no caminho: um caminho de formação e de oração.

Veio a pandemia e seus grandes momentos de tristeza, indignação, mudanças e transformações… tudo fazendo parte do meu caminho. A vontade de voltar, de me formar e rezar sempre continuava.
Em 2023, entregamos a 2ª edição: virtudes cavalheirescas. Todo mundo descobrindo o que tem de melhor (e o que também não tem rs). Descobrindo que Francisco entendeu profundamente as virtudes e nos ensinou a praticá-las. Frei Vitório nos impulsionou e nos transformou em cavaleiros prontos para viver essas virtudes em nossas comunidades.
E então, alguns anos depois, neste ano, voltamos ao sítio. Nosso lugar! Um mural de fotos e histórias na parede nos lembrou dos amigos de 2019 e 2023, das atividades, da formação, da oração, da alegria de ser franciscano. E, assim como uma das temáticas dessa edição, o presépio, celebramos: celebramos nossa história e celebramos o Menino Deus, que é nossa luz.
Somos diferentes, mas quando estamos juntos somos todos iguais.
Este texto é para marcar nossa história com o Alverne.

E aqui agradeço a todos que contribuíram para que esse encontro fosse um grande norte na minha vida. Tanta gente para mencionar, mas deixo alguns especiais:
• Agradeço ao Frei Diego por cada palavra de incentivo e pelas ideias “doídas” lá em 2019, isso moldou uma juventude.
• Agradeço ao Frei Vitório pelo cuidado e dedicação em cada formação.
• Agradeço às equipes de trabalho: organizamos cada coisa incrível.
• Agradeço ao meu amigo Darlei e à sua família, que sempre nos acolheram e cuidaram de tudo com tanta alegria.
Enfim, um grande salve para o meu Alverne e para o meu lugar!
Um abraço da Lari!
