Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida, viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida.
Solenidade da da Bem Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida. Nesta liturgia veremos o testemunho de Ester, a visão de João no Apocalipse e seu testemunho acerca do primeiro milagre do mestre.
“A mais perfeita devoção é aquela pela qual nos conformamos, unimos e nos consagramos mais perfeitamente a Jesus Cristo”.
A nossa devoção mariana, não é uma idolatria ou um culto que retira Deus do centro de nossa fé. Não é isto!
Veneramos a Virgem por saber que nela Deus gerou o Salvador da humanidade. “E é por isso que o Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1, 35). “Deus armou sua tenda sobre ela” (Lc 1, 35), expressão bíblica para dizer que Deus veio morar permanentemente com ela. Se ela é repleta do Espírito significa que foi elevada à altura como filha de Deus.
Por este seu lugar na história da Salvação é que veneramos Maria como nossa Mãe e nossa Senhora. Maria ganha espaço em nossa caminhada de Igreja por apresentar-se aos diversos povos, com diversas formas.
Maria se aproxima da humanidade ao longo da história. Maria é de Aparecida por aparecer entre as águas do Rio Paraíba.
Maria é de Guadalupe, por apresentar-se a o índio Juan Diego.
Maria é de Fátima por apresentar-se as pastores em Portugal. Maria é a Nossa Senhora das Dores por ter sofrido com mãe a perda de um Filho.
Maria é nossa Senhora da Paz como esperança para o mundo, marcado por guerras. Enfim, Maria é nossa mãe por que Jesus é nosso irmão!
Papa Paulo VI falou em uma de suas cartas: “a mulher contemporânea, desejosa de participar com poder de decisão nas opções da comunidade, contemplará com íntima alegria a Virgem Santíssima que, assumida para o diálogo com Deus, dá o consentimento ativo e responsável”.
Por fim, temos razões suficiente para recorrer a Maria com preces e cantos, na confiança de sermos atendidos.
Pois é ela, exemplo de entrega e consagração a Deus. Que a Virgem Maria, santa de muitos títulos, de muitos nomes, seja nossa Advogada e leve nossas preces a Deus. Rogai por nós Santa Mãe de Deus! Para que sejamos dignos da promessa de Cristo.
Frei Leandro Costa