Festa da Exaltação da Santa Cruz, somos convidados pelo autor sagrado do Livro dos Números, com Paulo aos Filipenses e o Apóstolo Amado João, escutando o próprio Senhor que nos comunica palavras de vida eterna, seguir os Caminhos do Evangelho.
“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”.
A entrega de Jesus Cristo, por obediência ao seu Pai, e que se deu na crueldade da cruz, mas diante de tudo isso, nos foi garantida a liberdade e a salvação. A oferta foi para o Pai, mas somos nós os verdadeiros beneficiados.
O nosso esforço, portanto, é fazer valer essa graça. Não mais cativos, mas libertos. Ninguém aqui, vive sob o jugo da escravidão por tudo aquilo que Cristo experimentou.No Antigo Testamento, por ordem de Deus, Moisés fez o povo hebreu experimentar a libertação.
“De fato, Deus não enviou o seu FIlho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”, insiste o Evangelho.
Mas o que ainda persiste em nossos dias que poderá nos levar à condenação?
Assumiria contigo as nossas reclamações, murmurações… Somos por algumas vezes parecidíssimos com o povo da primeira aliança. Já estavam em posse da vida nova; mas fizeram um caminho de inquietações.
Falamos contra Deus e contra a Igreja impacientes. Com mais motivos para agradecer, nos comportamos como insatisfeitos… Reclamamos de tudo. Reclamamos pela falta de pão, com a mesa cheia. Reivindicamos mais água, quando o copo está cheio…
Reclamos contra pessoas, situações, o trabalho, a igreja, ou até mesmo contra Deus, revelando uma falta de reconhecimento das bênçãos recebidas.
Experimente colocar-se de joelhos, profundamente arrependido das atitudes de ingratidão, e traga para seu coração e mente uma nova postura diante da vida cristã. Lembre-se, se você persistir numa vida de murmuração, por essa atitude você padecerá, trazendo para ti a morte, a condenação. Não podemos ser cativos dessas mazelas.
Humilhe-se diante do Senhor.
“Nós Vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas Igrejas que estão no mundo inteiro e Vos bendizemos porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo”.O Senhor te abençoe e te guarde. Paz e Bem!
Frei Leandro Costa