Chamados a crer, servir e vigiar

A liturgia deste 19º Domingo do Tempo Comum nos apresenta três grandes realidades que merecem nossa atenção e nossa resposta: a fé, o conhecimento da vontade do Senhor e a vigilância.

A fé que liberta

Pela fé, o povo da Antiga Aliança realizou a caminhada de libertação rumo à Terra Prometida. Mais do que uma mudança geográfica, essa travessia marcou o início de uma aliança profundamente desejada por Deus com a humanidade.

Grandes figuras do Antigo Testamento, como Abraão, Moisés e os profetas, à luz de uma intensa experiência com o Sagrado, transmitiram ao longo das gerações a promessa de Deus: uma vida nova, liberta de todo mal. Essa promessa se concretizou com a vinda de Jesus Cristo.O apóstolo Paulo nos recorda que, pela fé, já possuímos essa vida nova em Cristo. Quem crê na Palavra do Mestre e vive segundo seus ensinamentos já traz em si a vida de Jesus.

Essa comunhão com o Filho de Deus garante a participação no Reino das bem-aventuranças — um Reino que já começa aqui na terra por meio do amor, da justiça e da fraternidade.Conhecer e viver a vontade do SenhorGuardar essa comunhão com Deus exige compromisso com a Sua Palavra e com a Sua vontade.

Nossa caminhada neste mundo é parte da realização do sonho de Deus para cada um de nós. O Seu Reino de amor já está no meio de nós, mas Ele espera uma resposta digna daqueles que foram batizados.A nós, batizados, cabe trabalhar pela construção de um mundo mais humano, justo e solidário.

Viver para as coisas do alto é o que nos permite receber plenamente aquilo que, pela fé, já nos foi dado.Vigiar e perseverar O Evangelho nos lembra que o discípulo de Jesus deve estar sempre vigilante. Não sabemos o dia nem a hora, e por isso somos chamados a manter acesa a chama da fé, para que, quando o Senhor vier, nos encontre prontos e atuantes na missão que Ele nos confiou.Que o Deus todo amoroso nos abençoe e fortaleça na caminhada, para que possamos viver com fidelidade, esperança e vigilância.

Paz e Bem!


Frei Thiago Sa Silva Soares

Deixe uma resposta