No dia 09 de julho de 2025, o Papa Leão XIV apresentou o novo formulário da Missa para o Cuidado da Criação. A Celebração foi realizada no Borgo Laudato Sí, jardim interno do Castel Gandolfo, um espaço edificado pelo Papa Francisco, símbolo do cuidado com a criação. Em sua homilia, Papa Leão XIV, agradeceu a todos seguem a inspiração do Papa Francisco:
“Gostaria de agradecer a vocês, neste momento, nesta ocasião, por tudo o que fazem seguindo essa belíssima inspiração do Papa Francisco, que concedeu esta pequena porção — esses jardins, esses espaços — justamente para continuar a missão tão importante em relação a tudo o que conhecemos após dez anos da publicação da Laudato si’: a necessidade de cuidar da criação, da casa comum.”
A nova fórmula foi apresentada em 3 de julho pelo cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e concretiza o compromisso da Igreja em viver o compromisso ecológico no cuidado com a Casa Comum. O uso do novo formulário é orientado para o uso no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” (1 de setembro de 2025) e deve ser adaptado às realidades episcopais de cada região do mundo, conforme documento oficial.
Papa Leão XIV refletiu o Evangelho proposto que no coração dos homens ainda há medo das tempestades, mas que o Jubileu da Esperança evoca a todos a esperançar:
“Ele ainda hoje, soberanamente, acalma a tempestade. Seu poder não arruína, mas cria; não destrói, mas faz existir, dando vida nova. E também podemos nos perguntar: “Quem é este, que até os ventos e o mar obedecem?” (Mt 8,27)
O III Encontro Nacional da Economia de Francisco e Clara é um ato de esperança, em que todos são convidados a louvar a Deus por toda a Criação e estar atentos ao que, e a quem corrompe a Casa Comum. Ser presença ativa em espaços de discussão e construindo um novo amanhã é também celebrar os dez anos da Laudato Sí, é também rezar uma nova forma de RE-ALMAR a economia e cuidar de toda a Criação.
Por: Mariana Rogoski – Outra Economia | Conexão Fraterna
Fontes: