Qual o nosso presente para Deus?

“Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 10-12).

Hoje celebramos a Epifânia do Senhor. Essa palavra tem um significado em grego: “Manifestação”.

Os magos, estudioso vieram do oriente, ou seja, vieram do mundo pagão. Os magos não eram judeus, não era, portanto o povo da promessa. O povo da promessa é o povo de Israel que aguardava um messias. Mas os magos não aguardava um messias, pois eles não eram do povo que estava esperando se cumprir a promessa. Os magos viram uma estrela no oriente, e por meio desse sinal ele vira a “Manifestação de Deus”, ou seja, eles tiveram uma Epifânia. Por isso os magos é sinal da catolicidade de Jesus Cristo que não veio somente para um povo, mas para todos.

Deus veio manifestar a sua glória em Seu Filho Jesus Cristo, e a manifestação (Epifânia) é para o mundo todo. Hoje celebramos a glória de Deus, a grande Epifânia de Deus no mundo. Em cada Igreja há um altar e em cima de cada altar há uma estrela do oriente também nos apontando que ali é a manjedoura onde Cristo nasce e também o calvário onde Cristo se entrega na cruz. Quando vamos a missa somos carregados pela visão da estrala que nos aponta para o altar. E da mesma forma que os magos chegaram na manjedoura para adorá-Lo e levaram presentes, o que nós estamos levando para a missa como adoração e presente para Deus?

Paz e bem! 


Frei Jhones

Deixe uma resposta