Não duvide

“Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno” (Mc 3, 28-30).

Neste fim de semana, somos convidados a refletir sobre os “pecados contra o Espírito Santo”. Afinal, tem algum pecado que Deus seja incapaz de perdoar? A resposta é: não. Deus tudo perdoa e sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre os que o temem, como diz Nossa Senhora, em seu cântico do Magnificat. Mas então, de quais pecados Jesus está falando? Para entendermos bem o seu significado, precisamos entender uma coisa antes: a salvação. 

Deus nos salvou da morte eterna. Antes de Nosso Senhor Jesus Cristo, o homem caminhava nas trevas, como diz o profeta Isaías. Eis que o Sol Nascente veio nos visitar, assim cantava Zacarias, e eis que a luz veio habitar no meio de nós. A luz que é Cristo veio para todos, pois afinal, Ele quer que todos caminhem na luz para chegar à fonte da luz que é: a eternidade. Deste modo, saímos das trevas e entramos para o reino da luz. Mas, há pessoas que não querem a luz, preferem caminhar – mesmo conhecendo a verdade – nas trevas do erro, sem se arrepender ou não se achar digno da salvação. E a isso chamamos de: pecados contra o Espírito Santo. Tais pecados são pecados que as pessoas se colocam fora da salvação, achando que não é para ela a salvação. Como Deus pode perdoar alguém sem que antes essa pessoa aceite? Frases como: “será que serei salva?” ou “eu não mereço a salvação” ou ainda pior “tenho tanto pecado que Deus não perdoa”, são pessoas que se colocam fora da salvação porque duvidam da sua misericórdia. Tais frases fazem com que a pessoa se coloque fora da salvação, tornando impossível ser salva. 

Por isso, Nosso Senhor Jesus Cristo, ensinou que para tais pecados, não há salvação porque a pessoa se colocou fora dela. Não duvidemos da graça e misericórdia de Deus, mas sim caminhemos para tal. Paz e Bem!


Frei Jhones

Deixe uma resposta