Dia de Nossa Senhora de Fátima: “Todos os olhos o verão” 

Creio que todas as pessoas que conhecemos gostam de assistir um grande e bem montado espetáculo – seja de música, de teatro, de dança, de dramaturgia, de esporte ou de simples entretenimento. Um grande espetáculo atrai multidões, e tem a cobertura das mídias sociais; desperta curiosidade e gera grandes emoções e comoções, provocando verdadeiras catarses nas vidas daqueles que o presenciam.

Em 1917, graças aos burburinhos gerados pelos jornais da época e os incessantes comentários sobre a veracidade dos fatos narrados por três pequenos pastores, residentes no distrito de Santarém a cerca de cento e trinta quilômetros de Lisboa, um grande espetáculo foi anunciado ao povo para o dia 13 de outubro.

Lá, comentava-se que as três crianças, um menino (Francisco) e duas meninas (Lúcia e Jacinta), tinham visto Nossa Senhora aparecer na Cova da Iria desde o dia 13 de maio, e que a Santa tinha dito a eles que, naquela data (13 de outubro), faria “um milagre para que todos acreditassem”.

A população da redondeza, desde julho, em números crescentes, já ia até o local, dando origem aos primeiros registros pela imprensa; em outubro, porém, há relatos de que eram setenta mil pessoas acompanhando o espetáculo.

Considerando que a população do distrito de Santarém (o equivalente a um Estado na Portugal daquela época), em 1911, foi estimada em cerca de 325 mil pessoas, o número de cerca de setenta mil pessoas (entre eles, jornalistas) que presenciaram o “Milagre do Sol” é ainda mais impressionante – e ainda precisamos lembrar que os meios de transporte e de comunicação eram precários, e as principais formas de deslocamento na época eram com o uso de animais ou a caminhada.

“Ao meio dia, depois de uma forte chuva que parou de repente, as nuvens se abriram diante dos olhos de todos e o sol surgiu no céu como um disco luminoso opaco, girando em espiral e emitindo luzes coloridas”. O fenômeno durou cerca de 10 minutos e está na lista oficial de milagres reconhecidos pelo Vaticano.”[1]

Fossem jornalistas, curiosos, céticos ou sedentos do fervor da fé, fato é que cerca de setenta mil pessoas – a lotação dos principais estádios de futebol mundo afora – acompanharam o que ocorreu naquele dia. E aquela parte do país mudou completamente. E as pessoas que lá estiveram, com certeza, de alguma forma, tiveram suas vidas modificadas.

E você, por qual grande espetáculo que demonstra o poder de Deus você está aguardando para ter sua vida e sua história mudada, a ponto de te aproximar ainda mais deste Deus que é Amor e Misericórdia e da sua Santa Mãe?

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Frei Jhones Lucas e Leila Denise

Fontes:

[1] https://pt.aleteia.org/2020/10/13/13-de-outubro-o-dia-em-que-o-mundo-presenciou-o-milagre-do-sol-em-fatima

Deixe uma resposta