Domingo de Ramos: Da cruz à glória

“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto do céus!” (Mc 11, 9-10).

Neste domingo, celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, o assim chamado “Domingo de Ramos”. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, a semana mais importante para nós cristãos, a semana na qual acompanhamos os últimos passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

O início dessa semana começa com o Domingo de Ramos. Neste domingo ouvimos dois Evangelhos: o primeiro onde nos mostra Jesus entrando na cidade, sendo aclamado por todos; e o outro mostra Nosso Senhor Jesus sendo morto no calvário. Ambos os Evangelhos nos fazem refletir que a glória de Cristo é passada pela cruz. O mesmo Cristo que é Rei, Bendito é o Cristo que todos pedem a sua crucifixão. Com isso, Jesus nos mostra que para atingirmos a glória do Céu, precisamos passar pela cruz do mundo. A cruz é do mundo, a glória é do céu. No céu não há cruz, só há glória.

A glória, por outro lado, é do céu não deste mundo. Por isso, Jesus diz em várias outras passagens: toma sua cruz e siga-me. Seguir a Cristo significa que esperamos um dia a glória do céu. Não há céu sem cruz! Jesus ao mostrar isso para nós com a sua própria vida, convida a todos a seguirem e experimentarem a cruz para um dia saborear o céu. São Francisco provou do amargo para se tornar doce quando beijou o leproso. Era amargo, era cruz, era terrível beijar um leproso. Porém, após beijar esse amargo, ele achou a doçura. 

Ao experimentar a cruz podemos sentir a doçura do céu se aproximar. São Francisco ao sentir tal doçura, abandonou as “glórias” do mundo e procurou a glória do céu. Busquemos a Cruz para atingir o céu. Paz e bem!


Frei Jhones

Deixe uma resposta