São José e a Boa Morte

Hoje celebramos o dia de São José, também conhecido como o pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. São José também foi declarado padroeiro Universal da Santa Igreja. A vida desse santo homem é relatada em alguns versículos do Evangelho.

De sua boca nenhuma palavra é dita, justamente para mostrar que quem se coloca na obediência de Deus não tem o que temer nem o que dizer. A obediência é fruto daquele que escuta. Porém, gostaria de trazer aqui um outro aspecto da vida de São José que está na devoção popular da Igreja: São José, padroeiro da Boa Morte. Afinal, por que São José recebe o título e orações para uma Boa Morte? Segundo a tradição da Igreja, na hora de sua morte, quem estava ao seu lado era: a Virgem Maria, sua esposa e Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Filho adotivo. Com isso, podemos dizer que São José, em seu leito de morte, estava bem assistido com Maria e Jesus a seu lado. Por isso, na tradição da Igreja se diz que São José teve uma Boa Morte, pois nesse momento de sua vida, a seu lado estava a sua família sagrada. 

Imagina, poder morrer e quem está ao seu lado é Nossa Senhora e Jesus? Por isso, na oração para pedir uma boa morte, se recorre à intercessão de São José, para que quando chegar a nossa hora também sejamos assistindo ao nosso lado por Jesus e Maria. Dentro dessa reflexão sobre a Boa Morte, somos convidados a pensar em nossa finitude, afinal todos nós passaremos pela morte. E pensar sobre a morte e refletir em como estamos vivendo. Se vivermos bem, teremos uma boa morte. Se rezamos e pedimos a intercessão de Maria, teremos uma morte assistida por eles: Jesus, Maria e José. Paz e Bem! 


Larissa Rodrigues

Deixe uma resposta