A santa teimosia
“Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto” (Jo 12, 23-24).
No Evangelho desta 5° Domingo da Quaresma começamos a perceber que a hora de Jesus está chegando. E qual é a hora de Jesus? Como ele mesmo disse a hora em que Ele será glorificado. Existe uma verdade que somente pode ser aplicada para Jesus Cristo – o momento de sua morte. Se para nós o momento de maior alegria é quando alguém nasce, em Jesus o momento da sua maior glória é quando Ele morre. A cruz foi a maior glória de Jesus, se para nós a cruz é sinal de perda, em Jesus a cruz é sinal de ganho eterno.
Por isso, morrer para Nosso Senhor Jesus Cristo é sinal de fruto, de vida, de glória, enquanto para nós morrer é sinal de fim terreno. Parece até que Jesus gosta de ser do contra, conhece pessoas assim? Pessoas do contra são aquelas que você emite uma opinião e ela vai sempre dizer algo contrário, oposto daquilo que você está afirmando. Jesus gosta de ser do contra, pois como diz São Paulo a cruz é loucura para o mundo, mas para nós é sinal de salvação. Jesus gosta de ser do contra, teimoso, e nós como seus seguidores precisamos ser teimosos. Ser cristão é ser teimoso e turrão. Enquanto muitos falam da glória desse mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo fala de uma glória que ainda não conhecemos.
Precisamos ser teimosos para não desistir e turrão para não nos deixarmos seduzir pelas coisas do mundo. A teimosia vem do céu, só pode. Brincadeiras a parte, a hora de Jesus começa hoje e no domingo que vem começa para nós a Semana das semanas, a Semana Santa. A Semana Santa é o momento da glória de Cristo é uma semana marcada pela contradição, teimosia e abaixamento de Deus no lava-pés. Acompanhemos esse momento da nossa fé com piedade e seguindo os passos de Jesus Cristo. Paz e Bem!
Frei Jhones