Diretamente de Portugal, Frei Leandro Costa dos Santos, frade franciscano da Província da Imaculada Conceição do Brasil, partilha sobre a experiência de participar pela primeira vez da Jornada Mundial da Juventude que neste ano acontece em Lisboa. O evento que começou dia 1º de agosto vai até domingo, dia 6/08.
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude. A frase bíblica é uma citação do Evangelho de São Lucas e dá início ao relato da Visitação de Maria a sua prima Isabel, um episódio bíblico que se segue à Anunciação, o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá.
Na Mensagem do Papa Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023, lê-se:
Queridos jovens, é tempo de voltar a partir apressadamente para encontros concretos, para um real acolhimento de quem é diferente de nós, como acontece entre a jovem Maria e a idosa Isabel. Só assim superaremos as distâncias entre gerações, entre classes sociais, entre etnias, entre grupos e categorias de todo o género, e superaremos também as guerras. Os jovens são sempre a esperança duma nova unidade para a humanidade fragmentada e dividida. Mas somente se tiverem memória, apenas se escutarem os dramas e os sonhos dos idosos. «Não é por acaso que a guerra tenha voltado à Europa no momento em que está a desaparecer a geração que a viveu no século passado» (Francisco, Mensagem para o II Dia Mundial dos Avós e do Idosos). Há necessidade da aliança entre jovens e idosos, para não esquecer as lições da história, para superar as polarizações e os extremismos deste tempo.
Papa Francisco.
Na entrevista, Frei Leandro partilha sobre sua experiência como franciscano e peregrino na JMJ Lisboa, 2023. Acompanhe!
Imagens: Frei Leandro Costa/Acervo pessoal!