São Pedro e São Paulo: “O nome e o apelido”

“Por isso eu digo que tu és Pedro e sobre esta pedra eu edifico a minha Igreja” (Mt 16,18).

Neste final de semana, celebramos São Pedro e São Paulo, as duas colunas da Igreja. Pedro e Paulo duas figuras importantes para nossa Igreja e para nossa fé. Porém, antes de falarmos de Pedro e Paulo, gostaria de falar de Simão e Saulo. Porque antes de Pedro e Paulo se tornarem essas figuras importante para a vida da Igreja, eles eram Simão, um pescador e Saulo um judeu. Pedro e Paulo vieram depois de se encontrarem com Jesus Cristo, pois, depois de Cristo não conseguimos ser mais iguais.

Simão e Saulo são os seus nomes, Pedro e Paulo é a sua missão. Igualmente, nós também, temos um nome e nos é acrescentado às vezes a nossa missão, como por exemplo: “João, o filho do médico”; “Maria, a dentista da nossa neta”; “Fátima, a amiga da minha filha” e assim por diante. Ao percebemos isso conseguimos entender: Simão, aquele que é Pedro… Saulo, agora chamado de Paulo, aquele que é pequeno diante de Deus e Simão, aquele que é a pedra da Igreja, Paulo.

Os apelidos dados por Jesus Cristo revela o significado da missão de cada um deles de ser Pedra da sua Igreja e de ser pequeno diante da grandeza de Deus. Celebrar São Pedro e São Paulo é celebrar entes de tudo a missão desses dois discípulos de Jesus Cristo que são para nós sinal e exemplo de santidade. Se são exemplos para nós podemos nos alegrar, pois já imaginou daqui alguns anos talvez sermos lembrados por: “O João, o dentista santo”; “Clara, a menina que reza o terço todos os dias”; “Tereza, a beata que não sai da Igreja”. Tais exemplos podem acontecer algum dia conosco, como Francisco, o pobre de Assis ou Francisco, o amante da pobreza. Paz e Bem! 


Frei Jhones Lucas Martins

Deixe uma resposta