Amor à primeira vista: “Vem e segue-me”!

“Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus” (Mt 9,9).

Neste final de semana celebramos o 10º Domingo do Tempo Comum, e o Evangelho tem como tema a vocação. Ao lermos o primeiro versículo do Evangelho percebemos que Jesus estava caminhando e viu um homem chamado Mateus. Foi Jesus quem o viu primeiro. É Jesus quem primeiro se apaixona pela nossa humanidade, é Deus quem nos ama por primeiro. É um amor à primeira vista entre Jesus e Mateus. 

Quando um casal se apaixona, a primeira coisa que eles fizeram foi se olhar. Não um olhar superficial, mas um olhar a partir do coração. Quando lançamos um olhar a partir do coração queremos estar perto da pessoa. Mesma coisa foi entre Jesus e Mateus. Jesus o queria por perto, por isso, após lançar seu olhar sobre ele diz: “Segue-me”. Não precisa de outro convite, não precisa de outra conversa a não ser essa: “Vem Mateus permanecer comigo”. 

Meus irmãos, no dia do nosso batismo Deus lançou esse olhar de amor para nós e disse a mesma coisa: “Segue-me”. Desde o nosso batismo Deus nos amou por primeiro, Ele já nos conhecia bem antes de nós conhecermos a Ele. O nosso batismo foi o amor à primeira vista entre Deus e nós. 

Queremos tanto esse amor que o recebemos na Eucaristia. Queremos agora não mais um olhar, mas queremos um amor que nos une, afinal, quando amamos alguém queremos estar bem perto da pessoa amada. Com Deus é a mesma coisa, queremos tanto amar a Deus que não queremos mais desgrudar Dele. 

Meus irmãos, olhemos fixos para Deus. Deixemos o amor de Deus penetrar em nossas vidas e nos envolvamos por esse olhar, igual São Francisco que envolvido por este amor rezou: “Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração”. Aqueles que amam, as trevas são dissipadas. Paz e Bem!


Frei Jhones Lucas Martins | @jhonnes_luccaa

Deixe uma resposta