“Em verdade, em verdade vos digo, quem entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar é ladrão assaltante… Eu sou a porta! Quem entrar por mim será salvo” (Jo 10, 1; 9).
No quarto domingo da Páscoa vamos ouvir o Evangelho do Bom Pastor. E Jesus, ao começar esse Evangelho já nos mostra uma verdade incontestável: a salvação vem pela Igreja Católica.
Para não sermos assaltados pelo mal, precisamos estar amparados e salvo no redil de Cristo: que é a Igreja. Ele é a porta, ou seja, necessariamente a salvação se concentra plenamente em Cristo e sendo a Igreja a continuação do corpo de Cristo, logo a salvação acontece plenamente na Igreja. Tem portas que conhecemos que não vale a pena nem abrirmos. Exemplo: certamente todos já fomos a lugares onde encontraram algumas portas que tinham dizeres escritos: “Proibida a entrada de pessoas não autorizadas” ou “Permitida a entrada somente de funcionários”. No Evangelho de hoje Jesus afirma que Ele é a porta. Qual seria o escrito da placa? Antes de respondermos tal pergunta, queria refletir duas coisas com vocês: 1- Muitos dizem assim: “Não precisa de rótulos para se salvar”, negando a Igreja para fazer o que quiser. De fato, a Igreja não salva, quem salva é Jesus Cristo, porém, todos os caminhos da salvação se encontram na Igreja, então quer se salvar por Jesus Cristo, caminhe na estrada certa preparada pela Igreja; 2- Outros para negarem a Igreja começam a rótula-la de vários nomes que terminam com “ismo”. Como diz Jesus: “Quem não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não colhe, espalha” (Mt 12,30). Então, quem está com Cristo está com a Igreja e quem está contra a Igreja está contra Cristo. Após essas duas reflexões, podemos refletir que o escrito da placa da porta que é Jesus, diz: “Aqui começa o caminho que te leva pro céu”.
Paz e Bem!
Frei Jhones