Oi, pessoal!
Neste domingo, começamos um novo Tempo na Igreja: o Advento!
Esse tempo é a nossa preparação para a chegada do Menino Jesus.
Como bem escreveu Frei Jhones no texto desta semana (veja aqui): “ o tempo do advento é um tempo de espera, de arrumar a nossa casa, de fazer aquela faxina, afinal iremos receber o hóspede ilustre: Jesus Cristo.
Um dos símbolos deste tempo é a Coroa do Advento. Neste especial, explicamos um pouco o sentido da Coroa do Advento.
Coroa do Advento: é feita com ramos verdes, geralmente envolvidos por uma fita vermelha, nos quais quatro velas são afixadas. Ela simboliza e comunica que, naquela igreja, casa, naquele escritório ou em qualquer espaço em que ela esteja, vivem pessoas que se preparam com alegria para celebrar a vinda de Deus ao mundo, o Natal.
O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Essa nova aliança é celebrada no sacramento da Santa Ceia. Ele também pode ser relacionado com a coroa de espinhos, colocada na cabeça de Jesus naquela semana em que foi crucificado, a nova aliança foi feita pelo Jesus negado e rejeitado.
Os ramos verdes: que, mesmo cortados, estão ligados à cor do fogo e do sangue. Simboliza a cor da vida, do amor e, ao mesmo tempo, do derramamento do sangue, do sacrifício. A nova aliança de Deus com a humanidade foi feita com amor, doação, sacrifício e trouxe a vida plena e eterna.
As quatro velas: uma vela para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. Alguns registros históricos contam que a coroa do advento surgiu em uma instituição que abrigava crianças pobres.
As velas são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a vigília do advento, a preparação para vinda da luz do mundo. Simboliza que Jesus Cristo é a luz do mundo e comunica a alegria da vida, que procede de Deus e vai além dos limites que a vida no mundo impõe.
E você, já preparou sua Coroa do Advento? É tempo de nos prepararmos!
Até mais!
Larissa Rodrigues