O Reinado de Cristo

“Jesus lembra-te de mim quando vieres com tua realeza. Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”

(Lc 23,43)

Neste fim de semana, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. Celebramos também o fim do ano litúrgico, ou seja, a partir do domingo que vem é ano novo para nós cristãos. Nesta Solenidade de Cristo Rei é o coroamento de tudo, afinal se proclamamos que Jesus é o Senhor da nossa vida, então nós somos seus servos. De igual modo, proclamar que Jesus Cristo é Rei é afirmar para todos nós, cristãos, que o nosso reino não é deste mundo, mas sim do céu, como por várias vezes Ele nos avisou: “Buscai primeiro o Reino de Deus”.

A busca pelo reino dos céus começa na terra, mas encontrará sentido somente na eternidade. Sendo assim meus irmãos tudo na terra é passageiro. Entretanto, precisamos afirmar categoricamente: Jesus Cristo é o Rei do Universo.

Por “universo” compreendemos o Reino do Céu, mas também o reino deste mundo. O reino deste mundo é passageiro, mas também Cristo é o rei daqui da terra. Feliz a nação que proclama o Senhor como seu Rei. Para nós, cristãos, o reinado de Cristo se estende aqui na terra (Igreja) e de forma definitiva no céu. Celebrar então a Solenidade deste fim de semana é celebrar o reinado de Cristo, aqui na terra, onde somos seus súditos para um dia participarmos do reinado de Cristo na sua glória, pois afinal, se como Ele morremos, com Ele reinaremos.

Por isso a frase do bom ladrão: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Se o ladrão arrependido pede para Jesus se lembrar dele é porque tal homem já O vê como rei deste mundo e senhor da sua vida. Por isso a resposta tão bela de Jesus: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. O paraíso perdido de Adão e Eva é recuperado pelo Cristo e se Ele recuperou, o Pai lhe entregou a coroa do seu reinado. De igual modo, todos os santos participam desse coroamento, por isso, Paulo diz: “agora recebo a coroa da vitória”. Felizes os que vivem sob a proteção do altíssimo e a sombra do reinado de Cristo que é a Igreja. Paz e Bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta