Neste dia 4 de outubro, celebra-se com grande júbilo e esperança a Festa de São Francisco de Assis. Para a Família Franciscana do mundo inteiro é um dia diferente e especial, pois nunca se dá por terminada a tarefa de refletir sobre a incomparável pessoa de Frei Francisco de Assis. A impressão que se tem é que, quanto mais o tempo passa, sua figura se agiganta mais e mais no universo do cristianismo e do mundo. Vale lembrar que o Santo de Assis, sua cidade natal, foi declarado o homem do segundo milênio da era cristã.
São Francisco de Assis é conhecido como o patrono da ecologia, mas sua espiritualidade vai muito mais além. Certa feita, Frei Masseo, um de seus primeiros companheiros, quis experimentar lhe a humildade; foi-lhe ao encontro e, a modo de gracejo, disse: Por que a ti? Por que a ti? São Francisco respondeu: Que queres dizer? Disse Frei Masseo: Porque todo o mundo anda atrás de ti, e toda a gente parece que deseja ver-te e ouvir-te e obedecer-te? Ouvindo isto, São Francisco levantando a face para o céu, por grande espaço de tempo, respondeu: Deus não conheceu alguém mais vil, onde melhor pudesse transparecer Sua graça. Estava convencido de que Deus queria por meio dele confundir os poderosos de seu tempo. Então, Frei Masseo ouvindo tão humilde resposta, dado com tanto fervor, se espantou e conheceu certamente que São Francisco estava fundado na verdadeira humildade.
São Francisco de Assis viveu há mais de 800 anos, mas seu legado continua vivo e presente entre nós. Ele é alguém que nos convida a percorrer caminhos ainda não desbravados. Com ele a vida retoma o perfume das origens. Um dos traços fundamentais dessa extraordinária personalidade sem paralelo é a capacidade de comunicar-se com todos os seres. Um poder de maravilhar-se, poder sempre renovado. Nele se nota acolhimento, devotamento. Em resumo, uma hospitalidade de espírito e de coração que o torna atento a todas criaturas.
Diante de um mundo que procura por poder, status, bens materiais, apresento a você um jovem chamado Francisco, pobre e humilde, um verdadeiro seguidor de Cristo. E assim, podemos perguntarmo-nos como Frei Masseo: Por que a ti Francisco? Por que a ti? Por que Francisco continua fascinando tanta gente ainda em nossos tempos? Estas perguntas podem ser respondidas ao longo de nossas vidas e tenhamos o desejo de respondê-las como Francisco o fez.
Francisco é dessas figuras das quais a humanidade sempre sentirá orgulho. Suas qualidades forçam a simpatia; seus defeitos, se os tem, são atraentes; sua santidade nada tem de esotérico, afetado ou ameaçador; seus dons naturais suscitam geral admiração; e seus ensinamentos exalam frescor, poesia e serenidade. Nele encontram-se razões para amar a vida e crer na bondade divina.
“Voara para o céu um homem, um poeta, uma visão nova da vida; um homem como outro, não apareceu mais sobre a terra”, escreveu Frei Fernando Félix Lopes. Amigo de todas as criaturas e de toda a criação, espalhou tanta solicitude, compreensão fraternal a todos, caridade no sentido mais elevado, quer dizer, amor, que a história como que lhe deu em troca a mesma simpatia e admiração afetuosa e geral. Todos os que falaram dele ou dele escreveram foram tocados e frequentemente fascinados por seu encanto. É por isso que tantos e tantos andam atrás de ti Francisco, de Assis e do mundo inteiro.
Estimado jovem, que São Francisco de Assis lhe abençoe e que o espírito franciscano o inspire a ser sempre uma presença inspiradora por todos os lugares carentes de novos “Franciscos”.
Um abraço fraterno de Paz e Bem. Boas festas de São Francisco.
Esse texto foi publicado originalmente no portal Jovens Conectados.