Janela Quebrada

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes”

(Lc 16, 10)

Meus irmãos, o Evangelho deste fim de semana, nos mostra a fidelidade a Deus. Ser fiel nas poucas coisas, quer dizer, ser fiel independente das circunstâncias sempre. Parece um pouco óbvio, mas nem sempre o óbvio é fácil de se entender. 

Vejamos a teoria chamada: Janela Quebrada. Certa vez, foi feito um experimento nos Estados Unidos, do seguinte modo: foram colocados dois carros iguais. Idênticos na cor, ano e modelo. Foram colocados em dois lugares distintos de uma cidade. Deixaram esse carro abandonado para ver se alguém iria roubar ou depredar o carro. Passaram-se alguns dias e nada aconteceu. Depois de um tempo, um dos sociólogos que estava fazendo o experimento, quebrou a janela de um dos carros. Ao quebrar a janela de um dos carros, as pessoas começaram a depredar e roubar as coisas dos carros. Deste modo, chegaram à seguinte conclusão: não é o meio que molda as pessoas, mas sim as circunstâncias. A fidelidade, deste modo, é provada igual a janela quebrada, ou seja, quem é fiel e sabe direcionar a sua fidelidade a Deus, pode viver as mais variadas circunstâncias e a fidelidade a Deus não será quebrada. Porém, se formos infiéis a Deus, logo na primeira tristeza desmoronamos. 

A nossa fidelidade a Deus é ver a janela quebrada do carro e não depredar. A nossa fidelidade a Ele deve ser o direcionamento da nossa vida e não nos deixar levar pelas mais variadas circunstâncias. Francisco queria em tudo agradar a Deus e ser fiel a Ele, e nem a circunstância do Sultão o fez desistir desse propósito. Francisco foi pregar sobre Jesus Cristo ao Sultão e não ficou com receio, ao ponto de saber que poderia chegar ao martírio. Porém, a fidelidade a Deus era maior que a morte. Ser fiel nas pequenas coisas é buscar ter forças para ser fiel nas grandes! Paz e Bem!

Frei Jhones

Deixe uma resposta