Aproxima-se a festa do Natal do Senhor. As famílias e as comunidades movimentam-se para preparar a vinda de Jesus Cristo em comemoração do seu nascimento. As casas começam a serem enfeitadas com luzes, guirlandas e presépios. Um símbolo que marca bem essa preparação é certamente o uso da Coroa de Advento. É importante deixarmos bem claro que a Coroa do Advento não faz propriamente parte da Liturgia. “Contudo, nos últimos tempos, começou a ser usada mesmo durante a Celebração Eucarística no Tempo do Advento, acompanhando as quatro semanas do Advento”[1].
Segundo Frei Alberto Beckhäuser, “a Coroa não é enfeite de Natal, mas um símbolo do Advento acolhido com muito amor e entusiasmo pelo povo”, em preparação do Santo Natal. “As celebrações de preparação do Natal, certamente apresentam grande valor pastoral com ricos efeitos espirituais. Se analisarmos bem, creio que as Celebrações da Coroa de Advento chegam a ser mais ricas, inclusive, pelo seu caráter bíblico, familiar e de compromisso social. Importante é que a Coroa de Advento não se apresente simplesmente como mero objeto de adorno das nossas igrejas no Tempo do Advento. O ideal seria que fosse praticada em família, incluindo todo um processo participativo de preparação da coroa tão rica em simbolismos, numa amorosa colaboração entre pais, filhos e parentes”.
A edição #32 do Podcast do Conexão Fraterna tem a alegria de receber o religioso franciscano, Frei Felipe Medeiros Carretta, para falar sobre a Coroa do Advento, sua história, simbologia e espiritualidade.
CONFIRA NOSSO BATE-PAPO NA ÍNTEGRA
Clique no play e ouça com a gente!
[1] BECKHÄUSER, Frei Alberto. Coroa de Advento: História, simbolismo e celebrações, Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.