Olho por olho, dente por dente?

Como na semana passada, o Evangelho vai novamente trazer o aspecto da lei. Entretanto, no de hoje Jesus mostra a lei sendo não plenificada, mas sim transformada. Porque quando a lei não tem justiça e misericórdia, ela não é lei, mas sim aprisionamento. Então, Jesus começa assim: “Olho por olho dente por dente”. 

Quando essa lei do antigo testamento foi escrita havia todo um contexto da época. Com o passar do tempo, essa lei mosaica foi sendo usada pelo bel-prazer de alguns para massacrar e oprimir as pessoas. Dessa forma, a lei foi desconfigurada e sendo usada para fins próprios que não eram mais a justiça e misericórdia. 

E como Jesus explica, então, sobre a justiça e misericórdia frente a essa lei de “olho por olho e dente por dente”? Ele diz: “Se alguém te bater na face, oferece-lhe a outra” (Mt 5,39). A princípio essa frase soa meio estranha, pois, se alguém já te bateu, por que oferecer para que batam mais? Se alguém te fez algum mal, por que permitir que continue te fazendo mal? 

Ao longo do tempo percebi duas coisas em minha vida e sobre essa passagem que gostaria de partilhar com vocês: primeiramente percebo que as pessoas que fazem algo para te prejudicar, esse mal que ela fez está com ela e não com você. Se esse mal está com ela, eu não vou responder a esse mal que ela me fez, pois, o mal não é meu. Sendo assim a nossa consciência é o nosso maior juiz e tribunal. 

Outra coisa que aprendi foi que: “água mole e pedra dura tanto bate até que fura”, ou seja, às vezes “apanhar” da vida nos tornar cada vez mais fortes. A vida por vezes machuca a gente, seja por diversas situações, pessoas que, infelizmente nos prejudicam e nos fazem mal. 

Por vezes temos que aprender com esses tropeços e “surras”. 

Jesus termina o Evangelho dizendo para sermos perfeitos do mesmo modo que Deus é perfeito. Se Deus lhe deu uma tarefa, mesmo que essa tarefa tenha alguns momentos ruins, não desista dos planos de Deus, tendo sempre discernimento e buscando entender o que vem dele e o que não vem.

Paz e Bem! 

Fraternalmente, Frei Jhones

One comment

Deixe uma resposta