MARIA E O PARAÍSO

Na segunda semana do advento celebramos a Imaculada Conceição de Maria. O Evangelho deste domingo nos é apresentada a cena da anunciação do anjo a virgem Maria. 

Mas o que seria essa festa? O que queremos dizer quando proclamamos Maria como a Imaculada Conceição? 

Quando falamos a palavra “imaculada” estamos nos referindo a uma pessoa que não possui mácula, que está sem erro, sem pecado. Na Bíblia qual é o local onde Deus estava e que também era marcado por não ter pecado? O Paraíso. 

Em Gênesis quando ouvimos o relato da criação percebemos que Deus caminhava no paraíso que havia criado. Deste modo, percebemos que o paraíso era um local imaculado porque Deus habitava nele. Quando houve o pecado da desobediência, cometido por Adão e Eva, eles tiveram que ser expulsos de lá, pois em Deus não há mácula. 

Em paralelo ao Novo Testamento, Deus Filho – Jesus Cristo – iria habitar na terra. Para tanto, Ele se encarna e se faz homem. Porém, para habitar a terra e se fazer fecundo aqui Ele tinha que habitar em um local que não possuía mácula, pois em Deus não há pecado. Maria, então, é o local onde Deus poderia fazer morada, pois ela é Imaculada desde a sua concepção – conceição. 

Maria, nesse caso é a representatividade do paraíso de Gênesis. Em Maria Deus habita, pois nela não há mácula de pecado. Por isso, na festa que hoje celebramos, ouvimos o Evangelho da anunciação do anjo a Maria. E o anjo diz a ela: “Deus achou graça diante de ti”, ou seja, tu és o paraíso sem mácula na qual quero repousar meu Filho pela ação do Espírito Santo. 

Francisco foi muito feliz em sua saudação a virgem Maria ao dizer: “Tu és virgem feita Igreja”, ou seja, se Maria gera o Jesus Cristo, onde o verbo se faz carne, e Igreja gera para nós filhos: Jesus Cristo feito eucaristia. Ambas são imaculadas, pois ambas geram a salvação – Jesus Cristo. 

Paz e Bem!

Fraternalmente, Frei Jhones

Foto: Foto de Marcos Flores no Pexels

One comment

  1. Bela explicação, Maria mãe de Jesus Cristo, é a escada que Deus desceu pra salvar os pecadores arrependidos, pois existem dois tipos de pecadores, os que pecam e se arrepende, e os pecadores que vangloria dos seus pecados, esses irão arder no fogo do inferno, assim como o rico que pedia pra Lázaro molhar sua boca.

Deixe uma resposta